Trabalho infantil aumentou no mundo, diz OIT

[faceturbo]

(Foto: Agência Brasil)

Trabalho infantil aumentou no mundo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) informou nesta sexta-feira (15) que a pandemia de Covid-19 instou os governos a tomarem medidas para reverter essa situação.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (15), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) informou que durante a pandemia de covid o trabalho infantil aumentou.

A agência apontou que nos últimos 20 anos quase 100 milhões de crianças deixaram de fazer trabalho infantil, já que o número de casos registrados caiu de 246 milhões em 2000 para 152 milhões em 2016.

Trabalho infantil aumentou no mundo

Segundo a OIT, os avanços são desiguais nas regiões do planeta, já que quase metade dos casos de trabalho infantil são registrados na África (72 milhões), seguida da Ásia e do Pacífico (62 milhões).

Setenta por cento das crianças que trabalham o fazem no setor agrícola, principalmente em atividades de subsistência ou comercial, ou na criação de gado, e cerca de metade realiza trabalhos considerados perigosos ou em situação de risco para a saúde.

A OIT destaca que a crise provocada pela covid-19 trouxe consigo maior pobreza para as pessoas que já se encontravam em condições de vulnerabilidade e pode reverter anos de progresso na luta contra o trabalho infantil.

A situação se agravou com o fechamento de escolas, de modo que milhões de crianças trabalham para contribuir com a renda familiar e ficam vulneráveis ​​à exploração, acrescenta o texto.

No dia 21 de janeiro, será realizado o evento virtual de inauguração do Ano Internacional pela Erradicação do Trabalho Infantil, aprovado em 2019 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Um de seus principais objetivos é instar os governos a tomarem as medidas necessárias para atingir a Meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Exorta os Estados membros a tomar medidas eficazes de curto prazo para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas.

Além disso, garantir a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, em particular o recrutamento de crianças-soldados, informa a Prensa Latina.

Fonte: www.brasil247

Auxilie na divulgação das matérias e luta em prol do trabalhador colaborando com o site, você pode auxiliar na continuidade dessa luta!

projeto Colaborativo Se Liga Cidadão foi pensado e desenvolvido em defesa do trabalhador brasileiro, não sendo parte do projeto a veiculação de publicidade governamental para que o site não se torne subserviente a grupos, portanto sobrevive através de doações voluntárias onde os colaboradores (individual ou pequenos empresários) recebem sempre um bônus em troca de sua gentileza em auxiliar a manutenção do canal de comunicação, seja em créditos para adquirir produtos digitais na loja Espia Aqui (www.espiaaquiloja.com) ou descontos em cursos online na Espia Aqui Cursos (www.espiaaquicursos.com.br), para uso próprio ou de colaboradores das empresas parceiras.

Conheça Clicando Aqui!

 

Se Liga Cidadão – Em Defesa do Cidadão!

[/faceturbo]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *