TIM vê salto de 34% em linhas móveis, mas lucro líquido cai 54%

Chegada de clientes da Oi Móvel, que gastam menos, e pressões da inflação aumentam custos da TIM e impactam lucro da empresa TIM vê salto de 34% em linhas móveis, mas lucro líquido cai 54%

TIM vê salto de 34% em linhas móveis, mas lucro líquido cai 54%
A TIM Brasil divulgou seus resultados financeiros para o segundo trimestre de 2022. O lucro líquido teve uma queda de 54,1%, passando de R$ 681 milhões no período abril a junho de 2021 para R$ 313 milhões no mesmo intervalo de 2022. O resultado foi marcado pela chegada dos clientes da Oi Móvel e por forte alta nos custos operacionais.Cliente da Oi Móvel: descubra se você vai para Claro, TIM ou VivoComo fazer portabilidade para TIMTIM Celular (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)Sobre esse último aspecto, a empresa destaca o impacto dos índices inflacionários e da compra da Oi Móvel. O reajuste dos salários e benefícios dos funcionários e o aumento na participação nos resultados representaram uma alta de 13,5% nos gastos com pessoal, na comparação ano a ano.Os custos e despesas operacionais normalizados tiveram alta de 25% em relação ao segundo trimestre de 2021, passando de R$ 2,306 bilhões para R$ 2,882 bilhões.TIM – Resultados financeiros do 2º trimestre de 2022Confira os principais indicadores do balanço da TIM Brasil do segundo trimestre de 2022 e a comparação com o mesmo período do ano anterior:Indicador2º trimestre 20222º trimestre 2021DiferençaReceita líquidaR$ 5,368 bilhõesR$ 4,407 bilhões+21,8%Lucro líquido normalizadoR$ 313 milhõesR$ 681 milhões-54,1%Custo normalizado de operaçãoR$ 2,882 bilhõesR$ 2,306 bilhões+25%Capex normalizado (investimentos)R$ 1,05 bilhãoR$ 906 milhões+15,9%Total de linhas móveis (clientes)68,695 milhões51,341 milhões+33,8%Clientes da Oi Móvel gastam menosA chegada dos clientes da Oi Móvel foi responsável por um salto enorme na base móvel de clientes da TIM. No segundo trimestre de 2021, eram 51,341 milhões; agora, são 68,695 milhões, um crescimento de 33,8%.Isso provocou um forte aumento nas receitas líquidas: elas tiveram um aumento de 21,8%, saindo de R$ 4,407 bilhões no segundo semestre de 2021 para R$ 5,368 bilhões no segundo semestre de 2022. No serviço móvel, essa alta foi de 23%, passando de R$ 3,983 bilhões para R$ 4,899 bilhões.Basta olhar esses números para verificar que o aumento no número de clientes não foi acompanhado pelo crescimento da receita. Por isso, a empresa também destaca o crescimento de alguns números desconsiderando a aquisição e seus efeitos.Sem os clientes da antiga concorrente, o crescimento na receita do serviço móvel seria de 12,8% em comparação com o ano anterior.Os efeitos dos clientes da Oi Móvel nas contas da TIM também são bastante evidentes ao analisar a receita média por usuário (ARPU) do serviço móvel. No comunicado, a empresa diz que a chegada dos acessos dos novos consumidores diluiu a métrica tanto no pós-pago quanto no pré-pago. Nos indicadores operacionais, a ARPU no serviço móvel ficou praticamente estável, com R$ 25,80 mensais.Deixando de lado o efeito dos clientes da Oi, o crescimento do ARPU no móvel foi de 10,7% em relação ao mesmo trimestre de 2021. O valor fica em R$ 28,50 mensais.Ou seja: os consumidores da Oi gastam, em média, menos que os que já estavam na TIM.TIM Live cresce em clientes e receitaOs serviços fixos da TIM representam uma parte pequena dos negócios da empresa. A receita deles foi de R$ 303 milhões no segundo trimestre de 2022, 7,1% a mais que no mesmo período do ano anterior. Destes, R$ 197 milhões correspondem ao TIM Live, uma alta de 10%.O TIM Live também cresceu em número de clientes. Agora, são 479 milhões, 4,9% a mais que no segundo trimestre de 2021. Já a base de clientes de telefonia fixa teve uma queda de 8,6%, passando de 837 milhões para 764 milhões.C6 Bank e health techA TIM também destacou que possui uma participação indireta acumulada de 5,16% no capital do C6 Bank. A operadora e o banco têm uma parceria desde 2020, com descontos nos serviços de telefonia e internet para quem é correntista do banco. Quando algumas metas são batidas, a TIM recebe bônus de subscrição do C6 Bank.Nos planos para o segundo semestre de 2022, a TIM diz estar negociando com um parceiro de healthtech para sua plataforma de clientes.Com informações: TIM Brasil.TIM vê salto de 34% em linhas móveis, mas lucro líquido cai 54%