SISMA/MT: Pesquisa inédita da FIOCRUZ traça perfil de trabalhadores da Saúde

O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (SISMA/MT) informa aos filiados sobre a pesquisa “Os trabalhadores invisíveis da Saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid-19 no Brasil”, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estudo começou em janeiro e pretende analisar as condições de vida, o cotidiano do trabalho e a saúde mental das mais de um 1,5 milhão de pessoas que atuam no nível técnico e auxiliar da Saúde.

A pesquisa da Fiocruz considera trabalhadores invisíveis da Saúde os técnicos e auxiliares de enfermagem, de Raio X, de análise laboratorial, de farmácia, maqueiros, motoristas de ambulância, recepcionistas, pessoal de segurança, limpeza e conservação e agentes comunitários de saúde.

O questionário explora aspectos objetivos e subjetivos sobre como esses trabalhadores lidam com a pandemia em seu dia a dia: se o trabalhador teve Covid-19 e se sente protegido em seu ambiente de trabalho contra o coronavírus; se sofreu algum tipo de violência ou discriminação; o que mudou em sua rotina profissional durante a pandemia e se houve mudança da carga horária de trabalho; se há Equipamentos de Proteção Individual (EPI) disponíveis e se houve treinamento adequado para sua utilização.

 “Consideramos essa pesquisa muito importante, pois mais do que expressar os anseios desses trabalhadores, será uma ferramenta para reivindicarmos a criação de ações e políticas públicas, no sentido de atender e auxiliar esses profissionais. Lembrando que eles estão na linha de frente do combate a Covid-19, lidando com internações e mortes, muitas vezes de colegas e familiares, expostos à infecção e sem meios de apresentar a própria realidade” defende a presidente do SISMA/MT Carmen Machado.

Para acessar o questionário da Fiocruz utilize esse link.

Por: Yva.com.vc/ Assessoria de Imprensa/ SISMA/MT

Leia Mais:

SISMA/MT: O papel de um profissional da saúde é sempre lutar pelo outro.

Volatilidade do mercado: a importância do perfil do investidor em uma estratégia de investimentos – Se Liga Cidadão

O que você precisa saber sobre os candidatos a presidente da Câmara e do Senado

Decisão inédita da Justiça dá licença-paternidade – Se Liga Cidadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *