"Se tiverem um pouco mais de cuidado, vai nos ajudar bastante", apela catador de material reciclável sobre descarte de máscaras

"Se tiverem um pouco mais de cuidado, vai nos ajudar bastante", apela catador de material reciclável sobre descarte de máscaras

Jose Ferreira

Cerca de 400 catadores de material reciclável e balanceiros (pessoas que fazem a pesagem do lixo levado nos caminhões de coleta) foram vacinados contra a covid-19 no último dia 18, no aterro localizado na região do Barreiro Branco, em mais uma ação de humanização da Prefeitura de Cuiabá, que tem levado a vacina até os grupos de maior vulnerabilidade social. Um dos vacinados foi Wanderley Cavenaghe, presidente da Coopemar – Cooperativa de Catadores e Trabalhadores de Materiais Recicláveis, que tem 37 catadores, dos quais 13 tiveram resultado positivo para covid-19 ao longo da pandemia.

Segundo Wanderley, que tem 24 de experiência na área da reciclagem de resíduos, esses trabalhadores já convivem diariamente com o risco de contaminação por doenças, pelo fato de manusearem objetos sujos e utilizados por terceiros. No entanto, com a pandemia, esse risco aumentou, uma vez que muitas pessoas não descartam corretamente as máscaras faciais que passaram a ser utilizadas com mais frequência e nem os objetos usados por pessoas infectadas com a covid-19. “A gente passa pela dificuldade de receber muita máscara nos materiais e, por isso, o risco é constante. O que a gente pede pra população é para ter um pouco de consciência. Se tiverem um pouco mais de cuidado, vai nos ajudar bastante. Não colocando máscara junto com os materiais recicláveis, já vai ajudar bastante os catadores”, afirma.

A Vigilância Epidemiológica de Cuiabá recomenda que após utilizadas, as máscaras faciais podem ser jogadas na lixeira do banheiro, junto com o papel higiênico, ou então, devem ser embaladas em um saco plástico para não se misturar com os demais objetos, desde que não sejam recicláveis. Quando a pessoa estiver fora de casa, o ideal é levar consigo um saco plástico para guardar a máscara até chegar em casa e fazer o descarte.

Ao ser vacinado contra a covid-19, Wanderley Cavenaghe aproveitou para agradecer pela priorização dada à categoria dos catadores. “A gente se sente muito feliz com essa parceria e com o prefeito Emanuel Pinheiro ter entendido a necessidade dos catadores, visto que a gente trabalha numa área de risco, porque a gente manuseia todo tipo de material que vem da cidade”, disse.

 

Invisibilidade

Para o secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos, além da questão da insalubridade e exposição ao coronavírus, os catadores de resíduos recicláveis ainda sofrem com a invisibilidade perante a população. No entanto, ele destaca a importância do trabalho realizado pela categoria, tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. “Infelizmente ainda são discriminados, mas são trabalhadores fundamentais para a sociedade e para o meio ambiente porque eles fazem um trabalho digno, honesto e, acima de tudo, um trabalho que ajuda as próximas gerações. A partir do momento em que você está coletando um vidro para um local adequado para dar a destinação correta final, você já está ajudando o meio ambiente”, destaca.

Prioridade na vacinação

A vacinação contra a covid-19 dos mais de 400 catadores de material reciclável, bem como de 950 trabalhadores da limpeza urbana foi realizada numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Cuiabana de Zelaroria e Serviços Urbaos (Limpurb), que cadastrou todas essas pessoas, que foram vacinadas por meio de lista (sem necessidade de cadastro no site Vacina Cuiabá) e em seus locais de trabalho. Além dessas categorias, também compõem o grupo de pessoas em vulnerabilidade os motoristas de ônibus e os carroceiros. A priorização desse grupo de cerca de 2 mil pessoas foi uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama, Márcia Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Fonte: momentomt

Leia Mais:

vacina já - sisma-mt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *