Os impactos da pandemia na transformação da mídia off-line

Os impactos da pandemia na transformação da mídia off-line

[faceturbo]

Diego Passos – Head de soluções de mídia da Nexxys

A pandemia na transformação da mídia, em 2020, a televisão reforçou seu papel de unir as pessoas dentro de casa em um ano de isolamento social. A Sky, realizou uma pesquisa com seus assinantes em que 48% indicaram aumento de uma para cinco horas no consumo diário de TV paga. Mais do que uma forma de entretenimento em casa, a TV exerce um papel fundamental de fonte de informação: 47% buscam por canais de notícias para ter informação segura e confiável.

Neste cenário, a publicidade na televisão enfrentou altos e baixos. De acordo com a Kantar, enquanto empresas de setores como venda de ingressos, turismo, bares e casas noturnas reduziram seus anúncios, o mercado farmacêutico, e-commerces e serviços como delivery e transportes privados nunca estiveram tão aquecidos. Mas, independentemente do setor, é inquestionável que a mídia offline conquistou ainda mais valor como meio para comunicação com os consumidores.

A pandemia como impulsionadora do analytics

As mudanças de comportamento geradas pela pandemia, fez com que evoluíssemos em meses o equivalente a uma década de inovação. A transformação digital foi acelerada e os dados se tornaram o “pote de ouro” das estratégias de negócios. Tanto que a Kantar elencou a infusão de analytics para maximizar insights como uma das tendências de mídia para 2021.

O uso de dados contribui para todo o processo de planejamento de mídia: a criação da mensagem, definição de grade, mensuração de resultados e otimização de investimentos. Neste período de transformação, é preciso ir além do processo tradicional de investimento em mídia offline. Para um plano assertivo é essencial trabalhar com ferramentas precisas – como é feito no meio digital -, isso significa, avaliar o engajamento por meio de métricas de performance. A análise baseada em dados permitirá criar indicadores que estejam de acordo com a marca e definir um plano de mídia otimizado a partir das informações geradas e coletadas de forma sistematizada.

Neste cenário volátil, o uso de analytics tem papel fundamental para os negócios: gerar mais resultados com menos investimentos. Somente o acesso a dados reais e precisos permitirá o acesso à realidade da empresa e, consequentemente, a tomada de decisões estratégicas em relação ao direcionamento ideal dos recursos. A inovação é uma aliada cada vez maior do bom desempenho de mídia.

Pandemia na transformação da mídia

Ainda que os impactos na transformação da mídia devido à Covid-19 permaneçam no longo prazo e não possam ser completamente projetados, o olhar sistêmico sobre os dados será um grande aliado para obter insights valiosos. É o que chamamos de inteligência empresarial. E as campanhas de mídia offline precisam aplicar esta mentalidade sistêmica sobre seus produtos e objetivos para, então, ter ações mais inteligentes.

Com o aumento de consumo da TV e variedade de formatos, o uso de dados na mídia off-line é um passo disruptivo e inovador, que traz mais transparência e vantagens para toda a cadeia: os veículos podem oferecer sua grade para anunciantes de forma inteligente e guiada por métricas de engajamento; as agências garantem a boa performance das campanhas e aumentam o valor gerado a seus clientes; e as empresas atingem seus objetivos de negócios de forma estratégica.

*Crédito da foto no topo: Ajwad Creative/iStock

Fonte: meioemensagem

Auxilie na divulgação das matérias e luta em prol do trabalhador colaborando com o site, você pode auxiliar na continuidade dessa luta!

projeto Colaborativo Se Liga Cidadão foi pensado e desenvolvido em defesa do trabalhador brasileiro, não sendo parte do projeto a veiculação de publicidade governamental para que o site não se torne subserviente a grupos, portanto sobrevive através de doações voluntárias onde os colaboradores (individual ou pequenos empresários) recebem sempre um bônus em troca de sua gentileza em auxiliar a manutenção do canal de comunicação, seja em créditos para adquirir produtos digitais na loja Espia Aqui (www.espiaaquiloja.com) ou descontos em cursos online na Espia Aqui Cursos (www.espiaaquicursos.com.br), para uso próprio ou de colaboradores das empresas parceiras.

Conheça Clicando Aqui!

Se Liga Cidadão – Em Defesa do Cidadão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *