Governo vai retomar processo de construção da usina nuclear Angra 3

Governo vai retomar processo de construção da usina nuclear Angra 3

O governo federal vai retomar o processo de construção da usina nuclear Angra 3 na próxima semana. O processo vai começar com a abertura das propostas das empresas que se interessam em fazer parte da obra. No total, são 18 grupos interessados. O investimento total pode chegar a R$ 15 bilhões.

Angra 3 deve contar com 2 prédios: um para abrigar o reator nuclear e outro para uso auxiliar. É esperado que a obra inicie em junho deste ano e seja finalizada em 2026. A previsão é acrescentar ao sistema elétrico nacional 1.405 megawattts (MW) de energia de capacidade instalada.

A usina acumula 30 anos de paralisações das obras e arrasta uma dívida de R$ 9 bilhões em financiamentos com bancos públicos. Uma 1ª tentativa de retomada das obras foi feita em 2010. Mas em 2015 o empreendimento voltou a ser paralisado por causa dos desdobramentos da Lava Jato.

A operação indicou que houve desvios de verbas em Angra 3. As investigações da força-tarefa levaram à prisão do ex-presidente Michel Temer, em março de 2019.

A retomada da construção de Angra 3 é de interesse para o governo. Segundo o ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia), o Brasil não tem a quantidade de usinas nucleares “que seriam desejáveis e que estavam no planejamento do país há 40 anos”.

“Se nós tivéssemos as 6 usinas que estavam previstas, hoje nós não estaríamos passando por esse momento. E as usinas nucleares também são uma energia limpa”, disse em entrevista à rádio BandNews FM na 4ª feira (12.mai.2021).

O ministro se referiu aos baixos níveis nos reservatórios de água do país, que abastecem as usinas hidrelétricas. Essa fonte de energia corresponde a 65% da matriz energética do país, de acordo com o ministério.

Além do acionamento de todas as usinas térmicas em operação, o país tem importado energia da Argentina e do Uruguai desde outubro para evitar o risco de apagão. Como a geração de energia por meio de termelétricas é mais cara, as medidas devem resultar em aumento na conta de luz do consumidor.

Fonte: poder360

Leia Mais:

vacina já - sisma-mt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *