Google anuncia Android 12L otimizado para tablets e celulares dobráveis

Google anuncia Android 12L otimizado para tablets e celulares dobráveis

O Google anunciou, nesta quarta-feira (27), o Android 12L — uma versão do sistema operacional otimizada para as telas maiores presentes em tablets e smartphones dobráveis e Chromebooks. A novidade foi apresentada durante uma conferência da empresa para desenvolvedores, e deve trazer alguns recursos especiais para facilitar o acesso a notificações e o uso de aplicativos no dia a dia.

Android 12L (Imagem: Divulgação/Google)
Android 12L (Imagem: Divulgação/Google)

A interface do Android 12L vai ter duas colunas em telas maiores de 600 sp. A organização permite dar maior visibilidade para as notificações e configurações rápidas, exibidas agora lado a lado, dispensando, muitas vezes, a rolagem.

Além disso, a tela inicial também ganha ajustes para melhor experiência ao abrir e fechar os smartphones dobráveis, garantindo a continuidade de suas tarefas independentemente do modo escolhido.

Com a nova barra de tarefas do Android 12L, usuários podem acessar e alternar entre aplicativos em dispositivos de tela grande. É possível arrastar os apps a partir desta seção e soltá-los em tela dividida para trabalhar em multitarefa de forma mais rápida. Algo já disponível no Android 12 era a possibilidade de abrir qualquer app no modo multijanela.

Android 12L em multitarefa com nova barra de tarefas (Imagem: Divulgação/Google)

Segundo o Google, a barra de tarefas pode ser escondida ou ativada a qualquer momento: basta um toque longo na tela.

A empresa afirma que apesar de diversos aplicativos já terem ajustes pensados em dispositivos para tela grande, o Android 12L irá aprimorar também a experiência dos softwares não otimizados, que serão exibidos em modo de compatibilidade.

Quando o Android 12L será liberado?

O Android 12L deve ser liberado em versão estável no início de 2022 com os primeiros tablets e smartphones lançados diretamente com o sistema, mas o Google disponibilizou um emulador na página de desenvolvedores que permite testar os recursos antecipadamente.

Atualmente, a Samsung é uma das principais fabricantes atuando no setor de celulares dobráveis, mas os rumores de que o Google estaria se preparando para lançar dispositivos neste segmento também já circularam, há inclusive uma patente registrada para o tal aparelho. Inicialmente, as especulações de analistas mencionavam o ano de 2021 para o lançamento, mas aparentemente a empresa deve adiar a movimentação.

Com informações: Google

Google anuncia Android 12L otimizado para tablets e celulares dobráveis

vacina já - sisma-mt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *