Em gesto de abertura a mulheres, papa Francisco indica 1ª freira para votar em Sínodo dos Bispos

O Papa Francisco, durante oração do Ângelus, transmitida online – Vatican Media – 25.jan.21/AFP

O papa Francisco nomeou, neste sábado (6), a freira francesa Nathalie Becquart como subsecretária do Sínodo dos Bispos. É a primeira vez que uma mulher é indicada para o cargo, e que terá direito a voto nessa assembleia.

Em 2019, Becquart atuou como consultora do sínodo, que é o grupo de bispos encarregado de estudar as grandes questões de doutrina da Igreja Católica, desde 1965. No novo cargo, ela será acompanhada pelo espanhol Luis Marín de San Martín, segundo o Vaticano.

Becquart nasceu em Fontainebleau (sudeste de Paris) em 1969, e estudou filosofia, teologia, sociologia e outras disciplinas em importantes centros acadêmicos de Paris. Ela também fez estudos avançados nos Estados Unidos e publicou vários ensaios.

A nomeação de Becquart reflete a vontade do papa de promover “uma maior participação das mulheres nos processos de discernimento e decisão eclesial”, explicou o secretário-geral do Sínodo, cardeal Mario Grech, em entrevista coletiva.

“Nos últimos sínodos, aumentou o número de mulheres que participaram como peritos ou auditores. Com a nomeação da Irmã Natalie Becquart e sua capacidade de participar com direito a voto, uma porta foi aberta”, acrescentou o cardeal.

O sínodo é formado por “padres sinodais” (bispos ou cardeais) que têm direito a voto, e também auditores e peritos, sem direito a voto.

Em outubro de 2019, religiosos que participaram de um sínodo dedicado à Amazônia pediram em vão o direito de voto sobre o documento final da assembleia.

O papa Francisco pretende continuar a reforma do Sínodo e, em geral, a abertura da igreja às mulheres e aos leigos em um contexto de crise da vocação sacerdotal. A próxima assembleia geral ordinária do sínodo foi convocada para 2022, e terá como tema a sinodalidade, que pode ser definida como a união a união em torno das missões da Igreja, em suas diferentes esferas.

Fonte: folha

Leia Mais:

Trump indica advogados para o julgamento de impeachment no Senado dos EUA

Padres sofrem racismo de fiéis no Brasil por serem negros

Vítima de presente-bomba tem alta médica e suspeito é procurado

Comércio pode abrir até às 20h neste domingo em Dourados MS – Se Liga Cidadão

Justiça nega cassar três vereadores de MT por suposta fraude eleitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *