Deputado Claudinei prestigia homenagem aos 50 anos da Santa Casa de Rondonópolis

Deputado Claudinei prestigia homenagem aos 50 anos da Santa Casa de Rondonópolis

A homenagem foi promovida pelo senador Wellington Fagundes que requereu este reconhecimento público para a instituição filantrópica

O senador Wellington convidou o deputado estadual Delegado Claudinei para a homenagem à Santa Casa de Rondonópolis- Foto: Assessoria

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) participou de sessão especial remota, destinada a comemorar os 50 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis, nesta sexta-feira (14), via plataforma de videoconferência. O convite foi feito pelo senador Wellington Fagundes (PL) que apresentou requerimento de n.°1.495/2021 e garantiu a homenagem à instituição filantrópica, sendo referência em alta complexidade pelo Ministério da Saúde e atende 19 municípios das regiões sul e sudeste de Mato Grosso.

“Agradeço todos os senadores que aprovaram essa Moção de Aplausos que fará parte da Santa Casa de Rondonópolis. É nos momentos mais dramáticos da história humana, como agora, nesta calamidade sanitária, socioeconômica e humanitária da Covid-19, que podemos e devemos testemunhar e enaltecer todo o valor de uma entidade como a Santa Casa de Rondonópolis. Fundada há 50 anos, é uma prova vigorosa de tudo quanto uma comunidade é capaz quando se une para fazer o bem”, declara o senador.

Ele acrescentou que ao longo de sua vida, como parlamentar, busca trabalhar intensamente para garantir o bom funcionamento das Santas Casas e demais instituições filantrópicas de Mato Grosso. “Inclusive, tenho a honra de fazer parte da frente parlamentar em defesa das Santas Casas e hospitais. É quase uma obrigação política, porque nada pode ser mais recompensador para quem se propõe a representar a sociedade e trabalhar pelo bem e bem-estar de toda a população. Saúde pública estruturada é o maior bem que o poder público pode ofertar para a sua gente. Não existe direito mais sagrado, mais fundamental que assegurar medidas que contemplem a vida humana. Este é o meu entendimento e o que ajuda a explicar a razão que me levou a requerer essa sessão em homenagem”, diz Fagundes.

Sessão Especial contou com a presença de autoridades políticas de Mato Grosso (Foto: Agência Senado)

Sessão Especial

Para Claudinei, desde o início do mandato parlamentar, acompanha as dificuldades e as conquistas da instituição filantrópica. “Parabenizo o senador Wellington pela iniciativa desta audiência. Não poderia deixar de participar. Em 2019, buscamos salvar a Santa Casa e findar as dívidas existentes para não fechar as portas. Fizemos essa correria junto aos deputados e senadores federais, na época. Eu tenho que deixar este agradecimento em especial, ao deputado federal José Medeiros (Pode) que destinou R$ 17 milhões de suas emendas, naquele ano, e com o apoio dos demais parlamentares federais, chegamos a mais de R$ 22 milhões que foi possível ajudar a Santa Casa”, lembra o deputado.

Dentro da visão de importância da Santa Casa, ele conta que com o Centro de Radioterapia estão previstos o total de 25 cidades a serem atendidas pela instituição. “Pode chegar a ter um atendimento, em pouco tempo, de cerca de mil habitantes. Então, realmente, vai se tornar um hospital referência no atendimento aos pacientes oncológicos. Imagina se a gente tivesse o fechamento da Santa Casa por causa de dívidas? Imagina como ficaria a população que depende da saúde pública e do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS)?”, questiona o parlamentar.

Rondonópolis

Com a aproximação do prefeito José Carlos do Pátio (SD) com as ações da Santa Casa, o deputado não deixou de destacar a importância deste posicionamento por parte do gestor municipal. “A gente fica feliz de fazer parte deste projeto, do prefeito Zé do Pátio ter essa maior aproximação com a Santa Casa. Parabéns, prefeito! A gente precisa ainda do senhor, dos deputados estaduais e federais, deste apoio. O senhor é o ator principal para ajudar nestas contratualizações, nestas parcerias com a Santa Casa. Já conversamos com o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), para destinar uma parte do duodécimo para a Santa Casa de Rondonópolis, como foi feito ao Hospital do Câncer de Cuiabá”, ressalva Claudinei.

Durante a explanação, Pátio cumprimentou todos os presentes e os representantes da Santa Casa. “Quero dizer do nosso compromisso de continuar construindo o fortalecimento da saúde pública no município de Rondonópolis. Dizer que tudo isso é uma construção. Agradeço a todos, somos uma classe política unida, pode ter certeza que a construção destes 50 anos da Santa Casa deve muito a cada cidadão e cidadã e a classe política de Rondonópolis”, diz o prefeito.

Já o diretor-presidente da Santa Casa, José Osiris Grama Hoeppner, agradeceu o senador Wellington pela homenagem. “Essa instituição iniciou com pessoas que tinham um ideal que se tornou realidade. A Santa Casa já passou por momentos difíceis, como qualquer hospital filantrópico. Nós agradecemos a todos, os senadores, os deputados, o prefeito da cidade que está se aproximando e nós aproximando dele. Estamos nos tornando amigos”, explana.

Também participaram da plataforma do Senado, os deputados estaduais Sebastião Rezende (PSC), Janaina Riva (MDB) e Thiago Silva (MDB), o parlamentar federal José Medeiros, o vereador de Rondonópolis, Dr. Manoel da Silva Neto (SD), a coordenadora do Grupo SOS Santa Casa, Tânia Balbinotti, entre outras autoridades e convidados.

Instituição – A entidade filantrópica foi fundada em 1971 e, atualmente, oferece serviços de atendimento adulto e infantil, realiza diversos tipos de cirurgias e serviços de diagnóstico (raio-x, tomografia e ultrassonografia). Em 2020, a Santa Casa realizou 24,5 mil atendimentos, recebeu 4.200 pacientes oncológicos e 941 com a Covid-19 e 1.567 alunos passaram pelo hospital escola.

Comentários Facebook

Fonte: portalmt

Leia Mais:

vacina já - sisma-mt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *