Com piora na pandemia, 70% das famílias no Brasil estão endividadas

Energia elétrica, supermercado, gás e água foram os gastos que mais pesaram no bolso do consumidor desde o início da pandemia. Diminuição da renda tem gerado dívidas e problemas como ansiedade

Imagem ilustrativa/ Foto: Adobe Stock

Os brasileiros vêm sofrendo com a pandemia. Além de o Brasil bater recordes diários de mortes e casos de Covid-19, as famílias brasileiras estão perdendo o sono com as dívidas que se acumulam.

Uma pesquisa feita pela Acordo Certo, uma plataforma de renegociação de dívidas, listou os gastos que lideraram os atrasos entre as famílias brasileiras em 2020. Energia elétrica, supermercado, gás e água foram os gastos que mais pesaram no bolso do consumidor desde o início da pandemia.

A pesquisa apontou que sete em cada dez pessoas têm pelo menos uma dívida em atraso. E 69% dos consumidores ouvidos pelo levantamento disseram ter uma dívida em atraso mesmo estando empregados e com carteira assinada.

A queda da renda durante a pandemia, além de aumentar em 40% os gastos, trouxe outro efeito colateral: 70% dos entrevistados passaram a ter problemas na hora de dormir. Ansiedade, perda de apetite e problemas dentro de casa também foram relatados na pesquisa.

E a pandemia no Brasil está longe do fim, com atraso na vacinação, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, adiou pela 5ª vez o prazo para entrega das vacinas. Festas de final de ano e o carnaval fizeram lotar ainda mais os hospitais com casos de Covid-19. Vários estados já estão entrando em colapso.

Fonte: CNN Brasil

Fonte: observatorio3setor.org

Leia Mais:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *