China apresenta primeira rede quântica do mundo, impossível de ser hackeada

[faceturbo]

Divulgação/Verizon

Rede quântica é impossível de ser interceptada

Primeira rede quântica do mundo, pesquisadores chineses desenvolveram a primeira rede de comunicação quântica do mundo, com 4.600 quilômetros de extensão. Os detalhes foram divulgados na renomada revista científica Nature por um time de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em Hefei.

A rede liga Pequim a Xangai, além de ter dois links para o satélite quântico Micius, lançado em 2016. O feito coloca a China em um dos postos de liderança mundial na pesquisa sobre computação quântica .

Diferente da criptografia tradicional, as redes quânticas são consideradas impossíveis de serem hackeadas ou interceptadas, o que garante um fluxo de informações de forma extremamente confidencial.

Primeira rede quântica do mundo

Para isso, a comunicação é baseada na distribuição das chamadas chaves quânticas. Qualquer intervenção na rede entre o emissor e o receptor altera toda uma cadeia de caracteres, identificando rapidamente a invasão. “Nosso trabalho mostra que a tecnologia de comunicação quântica é suficientemente madura para aplicações práticas em larga escala”, disse Jianwei Pan, um dos cientistas líderes da pesquisa.

Leia também

A rede quântica serve mais de 150 usuários industriais na China, como bancos, redes elétricas e sites do governo. Agora, o objetivo é expandir a novidade para parceiros internacionais, como Áustria, Itália, Rússia e Canadá, desenvolvendo satélites quânticos mais baratos.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Seja Um Afiliado

Auxilie na divulgação das matérias e luta em prol do trabalhador colaborando com o site, você pode auxiliar na continuidade dessa luta!

projeto Colaborativo Se Liga Cidadão foi pensado e desenvolvido em defesa do trabalhador brasileiro, não sendo parte do projeto a veiculação de publicidade governamental para que o site não se torne subserviente a grupos, portanto sobrevive através de doações voluntárias onde os colaboradores (individual ou pequenos empresários) recebem sempre um bônus em troca de sua gentileza em auxiliar a manutenção do canal de comunicação, seja em créditos para adquirir produtos digitais na loja Espia Aqui (www.espiaaquiloja.com) ou descontos em cursos online na Espia Aqui Cursos (www.espiaaquicursos.com.br), para uso próprio ou de colaboradores das empresas parceiras.

Conheça Clicando Aqui!

Se Liga Cidadão – Em Defesa do Cidadão!

[/faceturbo]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *