Chefe do Canal de Suez diz que trecho sul da hidrovia será ampliado

Chefe do Canal de Suez diz que trecho sul da hidrovia será ampliado

Garoto observa rebocadores tentarem desencalhar o navio Ever Given no canal de Suez Foto: Samuel Mohsen/picture-alliance/dpa/AP (março de 2021)

A Autoridade do Canal de Suez (SCA) planeja expandir e aprofundar o trecho sul da hidrovia, onde um navio de contêineres ficou congestionado e bloqueou o tráfego por seis dias em março, disse o presidente Osama Rabie em um discurso televisionado exibido nesta terça-feira (11).

Rabie apresentou o plano em um evento com a presença do presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi, que indicou que o projeto deve ser concluído em 24 meses no máximo.

A SCA planeja alargar o trecho de 30 quilômetros da hidrovia entre a cidade de Suez e a área do Great Bitter Lake em 40 metros (130 pés) para o leste, disse Rabie. Ele também planeja aprofundar essa seção para 72 pés – atualmente a profundidade é de 66 pés.

Uma segunda via do canal que foi inaugurada em 2015 ao norte do Great Bitter Lake para permitir o tráfego bidirecional será estendida em 10 km para atingir um comprimento total de 82 km, permitindo a passagem de mais navios, disse Rabie.

Sisi disse que, embora a expansão do canal estivesse sendo considerada, o encalhe do navio porta-contêineres Ever Given de 440 metros em março destacou a urgência dos planos.

A embarcação, ainda carregada com milhares de contêineres, está atracada no Great Bitter Lake em meio a uma disputa sobre uma ação de indenização da SCA contra o proprietário japonês do Ever Given, Shoei Kisen.

(Reportagem de Mahmoud Mourad; Escrita por Nadine Awadalla e Aidan Lewis; Edição de Andrew Cawthorne e Ed Osmond)

Fonte: cnnbrasil

Leia Mais:

vacina já - sisma-mt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *