CENSO Previdenciário: SISMA consegue dispensa da autenticação de documentos

[faceturbo]

 Por: Aline Coelho – Assessoria de Imprensa – Yva.com.vc/ SISMA/MT

 SISMA consegue dispensa da autenticação de documentos, atendendo a uma solicitação do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT), o MTPREV publicou por meio da Nota Técnica 08/2020 que: os servidores estão dispensados de apresentar a cópia autenticada em cartório dos documentos exigidos pelo Censo Previdenciário do Governo do Estado. Ou seja, os servidores precisarão apresentar apenas os documentos originais e as respectivas cópias no momento recadastramento.

Os documentos que poderão ser apresentados por meio de cópia, para simples conferência com o original são:

– Documento com foto (RG/ CNH/ Carteira de Trabalho/ Carteira profissional);

– CPF;

– título de eleitor;

– comprovante de residência.

Na ocasião, o SISMA protocolou outras duas solicitações, sendo: a dilatação do prazo para a conclusão do censo e a dispensa da exigência da apresentação de certidões atualizadas de nascimento ou casamento, considerando a possibilidade de o servidor apresentar uma declaração de Estado Civil, ambas foram indeferidas.

Leia Mais: Ouvidoria Geral do Conselho Estadual de Saúde – MT

O MTPREV justificou que o prazo final do Censo, marcado para 11 de junho de 2021 é suficiente para a realização do cadastramento das informações. A presidente do Sisma/MT, Carmen Machado, solicitante das alterações, reforça que “esta data representa o prazo final, enquanto o calendário do recenseamento, na modalidade presencial, disponibilizado pelo Governo do Estado, estabelece prazos de menos de um mês para o recadastramento nos polos de Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Alta Floresta, Vila Rica, Barra do Garças e Rondonópolis”.

Sobre a apresentação da certidão atualizada, o MTPREV justifica na Nota Técnica que o valor de R$ 18,90 para a emissão destes não onera o servidor e pode ser feita de forma virtual, sem necessidade de deslocamento. “O sindicato apresentou esse pedido pensando na peculiaridade de todos, em especial dos filiados, a alguns destes apresentaram dificuldades pois precisam emitir documentos a partir de outros estados, o que eleva muito o valor dos documentos”, explicou a Presidente.

O SISMA está analisando a viabilidade uma medida judicial, considerando a negativa da nota técnica.

Clique no link abaixo para ler a integra da nota técnica.

Arquivos para Download

Auxilie na divulgação das matérias e luta em prol do trabalhador colaborando com o site, você pode auxiliar na continuidade dessa luta!

projeto Colaborativo Se Liga Cidadão foi pensado e desenvolvido em defesa do trabalhador brasileiro, não sendo parte do projeto a veiculação de publicidade governamental para que o site não se torne subserviente a grupos, portanto sobrevive através de doações voluntárias onde os colaboradores (individual ou pequenos empresários) recebem sempre um bônus em troca de sua gentileza em auxiliar a manutenção do canal de comunicação, seja em créditos para adquirir produtos digitais na loja Espia Aqui (www.espiaaquiloja.com) ou descontos em cursos online na Espia Aqui Cursos (www.espiaaquicursos.com.br), para uso próprio ou de colaboradores das empresas parceiras.

Conheça Clicando Aqui!

Se Liga Cidadão – Em Defesa do Cidadão!

[/faceturbo]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *