Bolsonaro despreza G-20 em debate sobre pandemia

Bolsonaro despreza G-20 em debate sobre pandemia

 O presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi um dos poucos líderes do G-20 que optou por não participar da cúpula global em busca de uma resposta à crise gerada pela pandemia de covid-19.

Em artigo publicado no portal UOL, o jornalista Jamil Chade afirma que a ausência de Bolsonaro não foi considerada uma surpresa por negociadores europeus, muito por conta de sua postura em relação a projetos multilaterais, além de seu hábito em atacar parceiros durante eventos internacionais.

Bolsonaro enviou o chanceler Carlos França para representa-lo – o que gerou a impressão de que a cooperação internacional para combater o vírus não é vista como prioridade pelo presidente brasileiro.

Em seu pronunciamento, França afirmou que a pandemia precisa de “mais cooperação internacional”, aplaudiu o trabalho da Organização Mundial de Saúde (OMS) e indicou que o país poderia participar de outras iniciativas, mas criticou a falta de distribuição de vacinas.

Para ampliar a vacinação, o governo de Bolsonaro defendeu a adoção de “medidas concretas para ampliar a produção” de doses em mais países, mas não citou a possibilidade de suspender patentes, como defendem Estados Unidos e países em desenvolvimento, e tem evitado dar seu apoio à questão.

Fonte: jornalggn

Leia Mais:

vacina já - sisma-mt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *